Projeto Confiar visita IML de União da Vitória

Após a realização da reunião mensal do Projeto Confiar, na última quinta-feira, dia 7 de abril, a equipe do CEJUSC da Comarca de União da Vitória, acompanhada dos voluntários que trabalham no projeto, estiveram em visita técnica conhecendo a sede do IML (Instituto Médico Legal).
 
Na oportunidade o médico forense Carlos Moura, na companhia do Delegado de Polícia Douglas Carlos de Possebon e Freitas, apresentaram as instalações e a metodologia dos trabalhos desenvolvidos no IML, especialmente nos casos atendidos pelo projeto, envolvendo os exames de vítimas de abuso sexual.
 
Acompanharam a visita, o Juiz de Direito Coordenador do CEJUSC e titular da Vara da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, a Promotora de Justiça Rosana Maria Longo, servidores do fórum, e psicólogas que participam do projeto.
 
O Projeto Confiar vem sendo realizado há dois anos na Comarca, já atendeu mais de 70 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, atendidas por profissionais capacitados da área de psicologia na chamada “oitiva sem dano”, evitando que sejam inquiridas no decorrer do inquérito policial nas delegacias de polícia ou em salas de audiência dos fóruns nos processos criminais ou na Vara da Infância e Juventude.
 
O Projeto, que visa essencialmente evitar a “reevitimização”, e assegurar os direitos da suposta vítima, busca também garantir ao acusado agressor o cumprimento dos princípios do contraditório e da ampla defesa, prevenindo eventuais injustiças consubstanciadas em denúncias falsas, e ainda tem como meta capacitar continuamente toda a rede de atendimento que possui contato com os casos atendidos.
 
No próximo dia 18 de maio, data simbólica do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil” o Projeto Confiar será lançado publicamente em União da Vitória.
 
Fonte: TJPR
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *