Reunião de Rede e Capacitação do Projeto Confiar em Paula Freitas

A Vara da Infância e Juventude e CEJUSC da Comarca estiveram presentes na tarde do dia 27 de julho, no Centro Comunitário do Município de Paula Freitas/PR, em evento organizado pela Secretaria de Ação Social, representada pela Secretária Fátima Franco, e o Conselho Tutelar do Município de Paula Freitas, representado pela sua presidente Carla Haman.
Na oportunidade tratou-se da promoção e fortalecimento da Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes do Município, além de apresentação e capacitação do Projeto Confiar, que trata da escuta humanizada de crianças e adolescentes supostamente vítimas de violência sexual, dando-se ênfase ao papel dos profissionais da educação quando da necessidade em abordar o tema, comparecendo ao evento educadores de todo o sistema de ensino municipal e estadual.
O Juiz de Direito Carlos Eduardo Mattioli Kockanny destacou a importância de um Poder Judiciário atuante nesta seara, fomentando e participando da rede de proteção, salientado o pioneirismo de atividades que mudam a maneira de trabalho tradicional, possibilitando uma contribuição mais efetiva na transformação da sociedade. Também conclamou os representantes do Poder Público local a incrementar sua atuação junto à rede local.
A psicóloga Selma Mozeleski, integrante da equipe do Projeto Confiar, tratou da necessidade de evitar a ‘revitimização’ e assegurar os direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Ainda, buscou orientar o proceder (abordagem) dos profissionais da educação e Conselho Tutelar quando deparar-se com casos de suspeita de crimes desta natureza.

Assessoria do gabinete judicial
Crédito das fotos: Secretaria Municipal de Educação de Paula Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *