Projeto Confiar é apresentado no Ministério Público em Curitiba

projeto-confiar-ministerio-publico-curitibaA experiência de escuta de crianças e adolescentes vítimas de crimes de violência sexual pelo Projeto Confiar foi apresentada nesta segunda-feira em seminário realizado na sede do Ministério Público do Paraná em Curitiba.

As particularidades do Projeto Confiar, em execução na Comarca de União da Vitória desde 2004, foram apresentadas pelo Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude e Coordenador do Cejusc de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny.

O Juiz Carlos Mattioli destacou especialmente a possibilidade da entrevista psicológica única por meio de medida antecipada de provas, com atendimento das Varas Criminal e da Infância e Juventude, substituindo também a oitiva realizada na fase da investigação policial, indicando ainda as razões para não uso de ponto eletrônico pelo psicólogo responsável pela escuta, assim como o não acompanhamento simultâneo em sala de audiência.

Destacou o magistrado que tanto a preservação dos direitos da vítima, evitando a sua revitimização danosa com depoimentos sucessivos em ambientes inadequados, assim como todas as garantias processuais, legais e constitucionais do acusado pelo crime, são preservadas pelo método utilizado.

Também participaram da apresentação a psicóloga Larissa Moretto, integrante da equipe de Psicologia e capacitadora do Projeto Confiar, assim como o Promotor de Justiça, Julio Ribeiro de Campos Neto, que atende os casos envolvendo crianças e adolescentes na Comarca de União da Vitória, e é parceiro do projeto desde o seu início.

Fonte: TJPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *